As 7 Melhores Máscaras Esportivas

As 7 Melhores Máscaras Esportivas

No momento atual no qual enfrentamos o corona vírus o uso de máscara se faz necessário até mesmo durante a prática das atividades esportivas.

De acordo com um artigo assinado por professores a alunos da UFMG, os esportistas profissionais são mais propensos a infecções respiratórias do que a população no geral, precisando que tenham cuidado redobrado para não contrair o vírus.

Contudo, existem ainda algumas dúvidas sobre como utilizar corretamente as máscaras esportivas e quais são as mais indicadas.

Com atividades mais prolongadas pode ocorrer uma queda de desempenho, principalmente por conta do suor, ocorrendo uma alteração na respiração que pode provocar fadiga e até tonturas.

Porém, existem maneiras de driblar esses contratempos para se conseguir bons resultados mesmo utilizando mascaras durante o treino, as quais são;

  • Pratique atividades físicas essencialmente aeróbia, abaixo do ponto de compensação respiratória.
  • Acompanhe a escala de percepção de esforço, se mantendo de 5 ou 6, na escala de 0 a 10, em escalas que vão do 6 ao 20, busque se manter no 8 ao 11.
  • Outra opção é controlar através da frequência cardíaca, se mantendo abaixo de 70% da frequência cardíaca máxima.

Busque sempre combinar a intensidade com a duração adequada, porque mesmo que pratique a atividade em uma frequência baixa, mas, por tempo prolongado, seu nível de oxigênio tende a diminuir.

Além do consumo do oxigênio, outros fatores como sudorese e o aumento da temperatura, podem causar desconforto e alterações negativas.

Ou seja, basta que você pratique atividades com menor intensidade e duração curta, fracionando durante o dia.

Em algumas competições o protocolo exige o uso de máscaras na chegada, largada e dispersão, sendo necessário a escolha da máscara ideal, que atenda sua necessidade.

Agora que você já sabe como utilizar da maneira correta sua máscara esportiva, vamos para “As 7 Melhores Máscaras Esportivas”.

1 Máscara Esportiva Knit, Fiber

Máscara Esportiva Knit, Fiber

Um dos maiores incômodos para quem utiliza uma máscara no momento do treino está na sensação de sufocamento, algo que não acontece com a máscara esportiva Knit Fiber.

Outro benefício é não ter a máscara entrando na boca, pois, existe um suporte interno que permite um distanciamento da boca, o que facilita a respiração e a comunicação com seus colegas de treino.

Com suporte de silicone nasal, sendo bem útil para quem utiliza óculos, pois, barra a subida de ar quente provocado pela respiração que causa o embasamento das lentes, seja óculos de proteção solar ou mesmo de grau.

A máscara esportiva Knit Fiber é feita de fios de nanopartículas de prata, o que evita a proliferação de vírus e bactérias.

Se encaixa perfeitamente no rosto devido seu formato anatômico, não tendo nenhuma costura, o que a deixa mais confortável. Sendo altamente resistente, flexível, sustentável e 100% lavável.

Possui alça ajustável de silicone que fica na parte de trás, evitando o incomodo de algo agarrando na orelha.

Os filtros que acompanham a máscara ajudam na proteção e são usados na parte interna, basta colocar dentro do suporte interno que separa o tecido da sua boca.

Com tecido interno feito de poliamida que proporciona um toque agradável, e tecido externo feito em poliéster que proporciona maior resistência e durabilidade.

Podendo ser lavada depois dos treinos, basta trocar o filtro e lavar à mão, passando o ferro depois de seco e pronto! Sua máscara já estará pronta para ser usada novamente!

2 Máscara Esportiva KNIT Unique Class

Máscara Esportiva KNIT Unique Class

Com 10 unidades de filtro refil com 96% de eficácia contra o vírus, bactérias, pólen e poluição, não necessitando de filtro, o que a torna mais econômica. 

Sendo lavável, com tecido externo bem resistente feito de poliéster e tecido interno de poliamida que proporciona um toque agradável e macio.

Com alças reguláveis que prendem atrás da orelha e de tamanho que veste bem o rosto, não entrando na boca quando se fala.

Costurada em 3D, ou seja, não possui costura o que a deixa mais confortável, além de ter proteção frontal e dupla face.

Sendo uma boa opção para ser usada não apenas nos treinos, mas no dia a dia, pois, possui grande proteção.

Não fica úmida com facilidade, sendo ainda 100% produzida no Brasil.

3 Safe Sport Brasil Máscara Esportiva

Safe Sport Brasil Máscara Esportiva

Utilizada tanto para treinos ao ar livre, como também em academia, podendo ser utilizada no dia a dia devido sua praticidade e proteção.

A máscara Safe Sport Brasil oferece segurança e conforto, feita com tecnologia 3D Safe, possui camada tripla frontal em poliéster, poliuretano e tela Aero, que facilita a respiração, além de não entrar na boca.

Com sistema duplo de regulagem elástica no pescoço e na cabeça, não possui nada em volta das orelhas, o que a deixa mais confortável.

Se encaixa perfeitamente no rosto devido seu formato anatômico, que evita a formação de bolsa de ar, garantindo um maior conforto e fácil adaptação.

Indicada tanto para atletas amadores como profissionais.

Com estrutura neoprene de 1mm, sendo extremamente leve.

Sem filtro e 100% lavável, o que a torna uma opção bem econômica.

Com detalhes refletivos e regulagem elástica superior e inferior com fivela de engate fácil.

Ideal para que utiliza óculos durante o treino, pois, seu clip nasal embutido favorece um bom ajuste, evitando que o ar quente da respiração embase as lentes do seu óculos.

4 Máscara Esportiva com 12 Filtro com Válvula, Mascara Esportiva Ciclismo Preta

Máscara Esportiva com 12 Filtro com Válvula, Mascara Esportiva Ciclismo Preta

Uma máscara mais elaborada, com suporte para o nariz em metal que permite moldar a máscara no rosto garantindo um ajuste perfeito.

Com duas válvulas que ajudam na respiração e fácil de serem retiradas para a troca do filtro.

Com encaixe na orelha e fechamento por trás da cabeça em velcro, deixa o rosto bem protegido, sem fazer pressão sob a pele, também não sufoca, permitindo se falar tranquilamente.

Sendo 100% lavável e reutilizável.

Ideal para homens, mulheres e adolescentes, sendo útil não apenas para a prática de atividades físicas, mas, para o dia a dia, devido seu conforto e segurança.

Uma excelente opção para lugares com muita poluição, ajudando também pessoas com problemas respiratórios, devido suas camadas internas e externas vedarem bem.

Os filtros devem ser trocados de tempo em tempos, podendo ainda lavar o filtro em água corrente para aumentar sua durabilidade.

5 Máscara Airmask Sport

Máscara Airmask Sport

Máscara confortável e muito leve, sendo 100% lavável, não possui filtro, pois, possuem uma tecnologia única de entrelaçamento de fios gerando 4 camadas filtrantes, o que a torna mais segura e econômica.

Permite uma boa respiração, não fica úmida com facilidade e não entra na boca, além de não propagar chamas, sendo bem resistente.

Com design moderno e exclusivo, com alças para prender atrás das orelhas, bem flexíveis. 

Seu formato anatômico se ajusta perfeitamente ao rosto, sua borda possui suporte em delicada fibra de poliamida que proporciona conforto ao contato com a pele.

A máscara Airmask Sport é sustentável, sendo feita sem costura ou resíduos.

Sendo uma vantagem para quem treina com óculos, pois, não embasa as lentes.

Podendo ser utilizada por homens, mulheres e adolescentes tanto para prática de atividades físicas, como para o dia a dia, devido sua praticidade e proteção.

Outra vantagem está em receber duas máscaras e não apenas uma, aumentando à economia.

6 Máscara de Proteção 3d Knit Fiber Azul Marinho G Com 1 Refil

Máscara de Proteção 3d Knit Fiber Azul Marinho G Com 1 Refil

Máscara do modelo Knit desenvolvida em 3d Knit poliéster, contém tecnologia de nanopartículas de prata que previnem a proliferação de qualquer micro-organismo no tecido, evitando que a superfície da máscara seja contaminada.

Com modelo anatômico que permite o encaixe perfeito ao rosto, além de possuir tecido duplo, que garante sua resistência.

Permite uma perfeita respiração e fala, não entrando na boca.

A máscara Knit possui um suporte interno para encaixe do filtro que bloqueia em até 96% das partículas.

O filtro de ar E96 é 100% eficaz contra poeira, pólen e protege também contra a poluição, devendo ser descartado após seu uso.

Lembrando que o refil é comprado separadamente.

Com suporte que deixa a máscara distante da boca, não provocando a sensação de sufocamento.

Seu ajuste é feito na parte de trás com silicone, que evita qualquer incomodo nas orelhas.

Com alça regulável desenvolvida com tecnologia de impressão 3D em TPU de alta resistência que garante maior conforto e liberdade de movimentos.

7 Máscara KNIT Fiber de Proteção Reutilizável

Máscara KNIT Fiber de Proteção Reutilizável

A máscara Knit Fiber protege contra bactérias, pólen e poluição, sendo ideal não apenas para ser utilizada para a prática de atividades físicas, mas, para o uso no dia a dia.

O modelo foi desenvolvido em 3D Knit poliéster, um material resistente e tecnológico com muita segurança e ótima durabilidade.

Seu formato anatômico proporciona um ajuste ideal ao rosto, garantindo que não sobre ou fique presa demais.

Com fechamento ajustável por trás da cabeça em silicone, o que proporciona conforto e não encosta na orelha.

A máscara Knit possui um espaço interno para filtro, oferecendo proteção extra que evita a proliferação de bactérias, pólen e poluição.

Feita em tecido com dupla camada entre poliéster e poliamida, que proporciona um toque macio na pele, ao mesmo tempo que oferece resistência.

Com resultado de 95% de eficiência no teste BFE, realizado pelo laboratório Nelson Labs para determinar o nível de eficiência e filtração bacteriana do produto.

É recomendado que o filtro seja trocado a cada 12 horas para garantir a qualidade da proteção.

A máscara é entregue com um filtro.

Como saber seu tamanho ideal?

Busque observar se a máscara está apertada contra seu rosto e se não resta nenhum espaço entre o seu queixo e a saia de silicone, pronto! Esse é seu tamanho ideal.

Caso ainda não tenha certeza, observe os anúncios, pois, normalmente você encontrará a referência dos tamanhos em cada um, basta está atento para escolher a medida certa.

Outra opção é medir a distância em linha reta do ponto entre a linha de seus olhos até a ponta do queixo, essa será à medida certa.

Como usar corretamente sua máscara de proteção?

 A máscara não protege apenas do covid-19, mas de inúmeras outras doenças.

O primeiro passo é fazer a higienização correta das mãos antes de colocar sua máscara, depois encaixe corretamente o nariz no clip nasal embutido.

Lembre-se de retirar o óculos e prender o cabelo, caso seja comprido.

Evite pegar na parte interna da máscara durante sua colocação para não correr o risco de contaminá-la.

Observe se existe alguma folga, caso exista, ajuste a máscara ao rosto para evitar que microrganismos penetrem, para isso faça o teste de vedação, no qual você expira e inspira fortemente, se sentir o ar saindo a máscara deve ser ajustada, caso não saia ar, estará tudo ok.

Evite ficar tocando na máscara a todo momento enquanto a estiver usando.

Alguns corredores possuem o hábito de correr com máscaras e quando todas às vezes que alguém se aproxima, acabam pegando na máscara para colocar rapidamente, porém, esse não é o ideal, pois, pode contaminar a máscara.

Retire a máscara pelo elástico e depois coloque envolta de um papel toalha, colocando para lavar.

Outra dica é evitar lavar na máquina de lavar, o correto é lavar a mão e após a secagem engomar. 

Conclusão

Se for participar de competições, algo que não poderá faltar será sua máscara, sendo um acessório indispensável nos dias atuais.

As máscaras esportistas são superiores as tradicionais, as quais são feitas normalmente de pano para uso diário, enquanto as esportistas são feitas em material mais resistente, e com inúmeros benefícios.

Elas são feitas em poliéster e poliamida, materiais que absorvem a umidade e diminuem a sensação de desconforto.

Lembre-se que após o uso é importante trocar o filtro e lavar a máscara adequadamente.

Caso ainda não tenha o hábito de utilizar máscara durante o treino, não desanime, pois, com o tempo você conseguirá se adaptar, sendo um hábito importante de ser adquirido. 

Muitos atletas já aderiram à máscara, como Adriana Aparecida Silva que é atleta olímpica, bicampeã pan-americana e recordista brasileira de maratona.

Assim como a Mayara Leite vice campeã do troféu Brasil.

O indicado é se optar por praticar atividades físicas ao ar livre, com pouca movimentação de pessoas, sempre utilizando máscara.

Treine sempre com segurança, afinal, ao se proteger você estará protegendo ao outro também.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email