Pular para o conteúdo

Tamanho de bicicleta por altura

Tamanho de bicicleta por altura

Muitas vezes, quando começamos a andar de bicicleta, fazemos isso com uma bicicleta que já tínhamos, que foi dada ou mesmo herdada por um de nossos parentes, isso é bom para começar e conquistar confiança, mas pode ter consequências a longo prazo se o tamanho dessa bicicleta não for adequado para você. Mas qual o tamanho de bicicleta por altura?

Para ajudar você a entender mais sobre o tamanho de bicicleta por altura, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que você deve prestar atenção ao tamanho da bicicleta?

Problemas na coluna vertebral, dores nas costas e até mesmo problemas no joelho são algumas das consequências do uso de um tamanho incorreto de bicicleta. 

Além disso, se você quiser maior conforto e melhor desempenho, também é importante considerar seu estilo e objetivos, o que pode ajudá-lo a escolher a opção mais apropriada.

Além disso, uma bicicleta é um investimento que pode ser considerável, ainda mais se você usar marcas e componentes de qualidade, por isso é melhor tomar a decisão certa. 

E embora às vezes calcular o tamanho ideal da bicicleta possa ser complicado, com este guia pretendo guiá-lo para que você possa escolher a opção mais bem-sucedida.

Tamanho de bicicleta por altura
Tamanho de bicicleta por altura Fonte: Canva Pro

Escolhendo o tamanho da bicicleta, uma decisão transcendental para o futuro.

A escolha correta do tamanho é essencial tanto para maximizar o desempenho esportivo quanto para reduzir significativamente o risco de lesões.

Embora possa parecer bobagem, um erro de tamanho pode causar problemas físicos que, a longo prazo, podem causar dor mesmo no seu dia a dia. 

Problemas nas costas, dor cervical ou desconforto no joelho podem aparecer em muitas ocasiões devido a uma má escolha nas dimensões da bicicleta.

Por esse motivo, seria interessante se antes de tomar uma decisão final você se deixasse aconselhar (além desses conselhos básicos) por um especialista do setor, como um biomecânico confiável. Uma pessoa especializada neste assunto que possa recomendar qual bicicleta melhor se adapta às suas condições.

Aproveito esta oportunidade para lembrar que é sempre a bicicleta que deve se adaptar a nós e não adaptar nosso corpo à bicicleta com posturas ou posições forçadas que, a longo prazo, acabariam gerando doenças físicas importantes.

Também é muito importante ficar claro que, embora existam tabelas de equivalência que ajudarão você a tomar uma decisão, as diferentes marcas e modelos apresentam diferenças importantes que são tão ou mais importantes do que o próprio tamanho.

Tamanho de bicicleta por altura
Tamanho de bicicleta por altura Fonte: Canva Pro

Qual o tamanho de bicicleta por altura?

Geralmente, a escolha do tamanho da bicicleta geralmente está associada à altura do ciclista, mas você deve saber que isso deve ser sempre uma orientação e nunca o fator definitivo em sua escolha.

A explicação é muito simples: duas pessoas podem medir 1,80 m, mas uma corresponderá a um tamanho 54 e a outra a 56. Por quê? Bem, porque o tamanho das pernas é diferente.

Contudo, aqui está uma tabela que pode ajudar você a se guiar:

AlturaTamanho da bicicleta
160-165 cm47-50
165-170 cm50-51
170-175 cm51-53
175-180 cm54-56
180-185 cm56-58
185-190 cm59-61
+190 cm+ 61

Calcule a altura da virilha 

A medição da virilha é um fator um pouco mais confiável do que a altura da pessoa e nos permitirá escolher o tamanho da nossa bicicleta com mais garantias

Depois de medir o tamanho da sua virilha, ou seja, a distância entre o solo e a virilha (80 centímetros, por exemplo), você estará em uma posição melhor para tomar uma decisão. 

Se você quiser saber qual tamanho de bicicleta corresponde a você, pode multiplicar o valor da altura da virilha por 0,665. Neste caso, 80 x 0,665 = 52,4 centímetros. 

Portanto, é provável que seu tamanho ideal não se afaste muito de um 52-54. 

Uma questão de sentimento

Não importa quantas indicações ou dicas você possa ler, você não deve esquecer que, afinal, o ciclismo é muito mais complexo e a escolha deve ser condicionada por nossas expectativas. 

Expectativas que variam e muito entre as pessoas e que podem variar desde a busca por conforto até a obtenção da postura mais aerodinâmica de todas. Uma questão de sentimento na bicicleta.

Se você competir, certamente estará interessado em escolher um tamanho de bicicleta um pouco menor. Quadros menores são mais gerenciáveis em descidas e é sempre mais fácil adotar uma posição aerodinâmica. 

Por outro lado, se você tem alguma doença física, sofre de dor nas costas, recomendo que você opte por um tamanho de bicicleta maior. Como regra geral, quadros maiores também são mais confortáveis.

Gostou de saber mais sobre o tamanho de bicicleta por altura? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email