Pular para o conteúdo

Tamanho de bicicleta por idade

Tamanho de bicicleta por idade

Quem não se lembra da sua primeira bicicleta? Nela começamos a descobrir nossa independência e alcançar nossas primeiras grandes conquistas. Não é incomum que agora você esteja ansioso para dar à sua filha ou filho sua primeira bicicleta. Mas qual o tamanho de bicicleta por idade?

Para ajudar você a entender mais sobre o tamanho de bicicleta por idade, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Qual o tamanho de bicicleta por idade?

Ao procurar uma bicicleta para adultos, o ponto de partida é determinar o tamanho do quadro que você precisa e o tamanho de bicicleta por idade. No entanto, no caso das bicicletas infantis, tomaremos como referência o diâmetro de suas rodas, uma vez que as proporções são determinadas por essa medida. Os aros comuns para bicicletas infantis são: 12″, 16″, 20″ e 24″.

Um bom começo é revisar uma tabela de medidas. Toda boa loja (física ou on-line) deve apresentar uma tabela indicando o tamanho sugerido para uma determinada idade e altura.

Diâmetro da rodaIdadeAltura (cm)
12′′2-385-100
14′′3-495-110
16′′4-5110-120
20′′5-8120-135
24′′8-11135-145
26′′11+145+

A bicicleta terá tamanho adequado se:

  • A criança pode se sentar no banco e alcançar o chão com a base do dedo do pé de ambos os pés.
  • Tem espaço suficiente para ficar de pé com os dois pés apoiados no chão.
  • Ela alcança o guidão mantendo os cotovelos levemente dobrados para um bom controle.
  • Se a bicicleta tiver freios no guidão, a criança deve alcançar as alavancas perfeitamente e aplicar força suficiente para operá-las.

Há alguns anos, não havia tantas opções quanto hoje. Antes, os fabricantes não se importavam muito em otimizar o peso das bicicletas infantis. Felizmente, isso é coisa do passado e agora é possível encontrar bicicletas leves.

Tamanho de bicicleta por idade
Tamanho de bicicleta por idade Fonte: Canva Pro

Características da bicicleta infantil

Hoje é incrível a grande variedade que existe na categoria de bicicletas infantis. Podemos encontrar bicicletas com freios a pedal, com freios de argola, roda dentada fixa, com guidão diferente e geometria da estrutura.

Para determinar as características da bicicleta, é muito importante levar em conta as habilidades e a confiança do futuro ciclista.

Há aqueles que precisarão começar com uma bicicleta com rodinhas para aprender a manter o equilíbrio e controlar a bicicleta antes de aprender a pedalar. 

Haverá aqueles que já dominam essas habilidades por terem usado patins, por exemplo, e estão prontos para pedalar. É por isso que é importante observar e receber conselhos de especialistas.

Bicicletas infantis recomendadas por idade

Bicicleta de equilíbrio (idade sugerida de 2 a 5 anos)

Essas bicicletas não têm pedais e são ideais para desenvolver equilíbrio e controle. Elas são bastante seguras, já que as crianças podem empurrar com as pernas. Tamanhos comuns: 12″, 14″ e 16″.

Bicicletas infantis com rodinhas 12′′, 14′′ e 16′′ (idade sugerida de 3 a 6 anos)

Estas são as primeiras bicicletas típicas. Elas já têm pedais e geralmente têm uma única velocidade. 

Em alguns casos, você pode até encontrar modelos com velocidades simples e suspensão dianteira, embora nesta fase não seja altamente recomendado porque esses componentes geralmente são de baixa qualidade e serão apenas peso adicional para a bicicleta. 

Tamanhos comuns: 12″, 14″ e 16″.

Bicicletas infantis com rodinhas 20″ (idade sugerida de 6 a 9 anos)

Este tipo de bicicleta já pode encontrar mudanças maiores e pode ser um bom começo para crianças que querem andar em uma velocidade maior.

Bicicletas infantis de 24″ (idade sugerida de 9 a 14 anos)

Neste tipo de bicicleta, você já pode começar a ver componentes mais semelhantes aos de uma bicicleta adulta, mais velocidades, placas triplas etc. 

É importante considerar se eles são realmente necessários. Se a bicicleta for puramente recreativa, vale a pena escolher uma bicicleta o mais simples possível.

Tamanho de bicicleta por idade
Tamanho de bicicleta por idade Fonte: Canva Pro

Erros comuns ao comprar uma bicicleta infantil

Comprar uma bicicleta grande demais 

Uma bicicleta muito grande não é segura. Se for muito grande, será difícil de controlar e desconfortável. A criança não será capaz de alcançar o chão com os pés e pode não ter a força ou o comprimento necessário nos dedos para aplicar os freios.

Comprar a opção mais barata

Barato geralmente é mais caro. Não veja isso como uma despesa, veja como um investimento que dará horas e horas de diversão aos seus filhos enquanto se exercitam e desenvolvem sua autoestima. 

Lembre-se, aprender a andar de bicicleta é uma das primeiras grandes conquistas da vida!

Veja alguns modelos de bicicletas, selecionados por nós:

Conclusão

Espero que essas dicas ajudem você a encontrar uma bicicleta para sua filha ou filho. Lembre-se de fazer a escolha certa para evitar muita dor de cabeça.

Gostou de saber mais sobre o tamanho de bicicleta por idade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email